quinta-feira, 8 de abril de 2010

Atividade do Curso... kkkkkkk


A partir da sua experiência como funcionário de uma escola somando ao que você aprendeu nesta unidade, como você enxerga o papel da escola? Você acha que ela só cumpre o papel ideológico de manter as coisas como estão ou você acredita que ela pode contribuir para a formação de consciências libertadoras que fortaleçam a luta pela transformação social?
Nesta unidade, aprendemos muitas “teorias” sobre como deveria ser a educação e qual deveria ser o papel da escola. Acho que muitas dessas “teorias” seriam interessantes se fossem realmente colocadas em prática. Porém não é isso que vemos em nossa realidade. O papel da escola vem sendo torcido e distorcido, seja pelos governantes, que a cada mandato impõem politicas educacionais novas; seja pelo judiciário, que acha que a escola é lugar de jovens infratores, colocando em risco a segurança de professores e alunos; seja pelos pais, que acham que a escola é um “depósito” de seres humanos, no qual eles depositam seus filhos para que sejam educados, isentando-se de suas responsabilidades; ou ainda pelo próprios professores, que de vocacionados são poucos, e que se preocupam mais com o salário do que com a qualidade da educação.
Concluindo, unindo o que aprendemos até agora com o módulo aliado à experiência como funcionário de escola, vejo a escola como uma instituição a beira da falência, que nem o papel ideológico de manter as coisas como estão está cumprindo, que dirá formando consciências libertadoras que fortaleçam a luta pela transformação social. É uma instituição que clama por transformações, mas que se encontra amarrada pelas circunstâncias sociais nas quais vivemos. No entanto essa é apenas uma opinião.

2 comentários:

D.N. Williams disse...

Gostaria de agradecer à leitora Elianíssima... o email foi muito carinhoso... Continue visitar o blog... e deixe seus comentários...
Espero que as postagens sejam úteis de alguma maneira

Ariadne disse...

Não apenas uma opinião , muitos apesar de numa visão geral ainda serem minoria concordam contigo. Aplausos aos que desejam a mudança e mesmo que sejam pequenos fazem o que podem para que ela ocorra. =]