quinta-feira, 16 de abril de 2009

Quarta - "Repostagem"



Na manhã desta quarta-feira, acompanhei a veiculação da notícia no Bom dia Brasil, de funcionários da Empresa Carioca de Transportes Ferroviários Supervia agredindo a socos, pontapés e chicotadas os usuários do transporte na estação de Madureira, zona norte do Rio.

Situação:
Os funcionários da Concessionária de transporte ferroviário Supervia, iniciaram na manhã desta segunda (13/04) uma greve, reivindicando melhores condições de trabalho e alegando que há grande falta de segurança devido a manutenção precária dos trens, o que vem causando constantes acidentes na linha férrea.

Opinião:
Válida a intenção dos funcionários de requererem maior segurança tanto a eles, quanto aos usuários. Agora, uma greve com adesão de 60% dos funcionários, afetando cerca de 120 mil usuários do sistema ferroviário, certamente causaria algum transtorno. Para os usuários e para os demais 40% dos funcionários que não aderiram a greve.
Com menos da metada do contingente operante, superlotação e tumulto seria esperado.
Daí a partir pra agressão física, contra as pessoas que fazem com que o sistema ferroviário exista, ou seja, quem paga os salários dos funcionários da concessionária, já é no mínimo burrice.
São acaso os usuários os culpados pela manuntenção precária dos trens?

As cenas exibidas pelos jornal matinal da TV Globo foram revoltantes. Os usuários foram tratados como gado, açoitados, chicoteados.
A empresa alegou, em nota a imprensa que os funcionários "são orientados a coibir tentativas de depredação ao patrimônio público, atos de vandalismo e condutas que coloquem em risco os demais passageiros e a operação regular dos trens".

Sem comentários...

P.S. - Gostaria de agradecer às visitas de grandes amigos meus Kleber, que pelo que parece está na Índia, Beto, blog linkado aqui super abraço blog cult adorei... E Dani, Curitiba, gravidinha... saudadonas...

3 comentários:

Regina Rodrigues Freitas disse...

Que país é esse?????????
Iguais agredindo em favor do capital.É lastimavel!
Mas...eu ainda creio que isso vai mudar! bjuuuuuuuuuuuuus,Rê

marcelofelixl.blogspot.com disse...

è uma falta de amor ao proximo pois quem gostaria de ser agredido?
Boa observação sua!

Adriano Kiiller disse...

A redução da oferta, ou paralisação parcial dos serviços, por si só, já constitui um grande transtorno para os usuários, que poderiam ter ido para casa sem essa...
Precisamos de mais compreenção e tolerância. Os ferroviários deveriam compreender que, apesar das justas reivindicações, estão gerando um transtorno e tolerâr possíveis retaliações. Os usuários do serviço deveriam compreender que as exigências dos ferroviários são justas e necessárias, inclusive para os próprios usuários, e evitar qualquer tipo de provocação.