sábado, 29 de agosto de 2009

Tecnologia!?!?!?!?!?!?


O que a tecnologia veio fazer?

Os blogs, o Twitter, orkuts, MSNs, nos dão a oportunidade de expor nossas ideias, nossos pensamentos...

Antes usávamos blocos de anotações para marcarmos ideias, usávamos agendas ou diários para registrar nossas acepções com relação aos fatos cotidianos, arriscávamos até escrever nossas opiniões em cadernos e tudo isso escondíamos dos outros... Agendas bem guardadas, diários trancados com cadeados e cadernos escondidos embaixo do colchão...

Escritores profissionais escreviam com propósitos, faziam da linguagem uma arma, contra a sociedade, contra o governo, contra a própria linguagem... A necessidade da publicação de seus escritos, fossem poesias, fossem crônicas, fossem contos, romances ou até mesmo músicas, surgia da urgência do uso daquela arma... O sentido de uma munição é atingir um alvo... E o sentido das publicações também...

Hoje todo mundo escreve. O que antes era guardado a cadeados, embaixo dos colchões, é escancarado a quem quiser ler. Ao alcance de todos, gratuitamente.

Antes os escritores se reuniam em bares, em lugares boêmios, para beber e discutir a sua literatura. Hoje temos grupos de discussão virtuais, comentários em blogs, respostas a tweets, etc... Nunca se escreveu nem se leu tanto na história. No entanto, esse acesso fácil a todo tipo de escrita (não ouso chamar de literatura) acabou por banalizar a arte de escrever.

Talvez eu também tenha me tornado banal... E agora o que fazer?


5 comentários:

Anônimo disse...

Meu, este texto está bem parecendo que se tornará uma epifania pra a minha produção na net!

Muito sério, e muito bom! Relembra as responsabilidades.

Quero publicar no meu Alcalóide Literário, posso?

Flávia disse...

Amei Dennis!! "AHAZOU"...rsrs
Com certeza não é uma banalização, mas uma forma de compartilhar com os outros, ideias brilhantes como as suas...aliás penso em escrever algo...
kisses
see you

D.N. Williams disse...

Beto fique a vontade pra publicar...
E Fafá... please, escreva...

Gigi Jardim disse...

Eu adoro produção literária. No meu caso, o que começou na máquina de escrever, sim, eu usei muitas, agora está aí no cybermundo. Reclama não, pô.

Anônimo disse...

Sexta-feira, heim!