quinta-feira, 21 de maio de 2009

Só sei que nada sei!

Como é do conhecimento de meus amigos, trabalho com teatro há quase doze anos. Não é lá grande coisa, tendo em vista que gostaria de ter experimentado muito mais dessa arte tão intrincada de nuances durante esse período, que me parece ao mesmo tempo tão longo e tão curto... Longo tendo em vista que doze anos é uma vida... E curto, já que depois desse tempo todo, eu ainda me sinto um “ignorante” em relação ao fazer teatral, e dando aulas de técnicas de palco no Studio de Dança Edson Biage, comprovo que a cada sessão eu aprendo mais do que ensino...


Justificando o título do post:


“Só sei que nada sei.” Essa frase foi usada por Sócrates, como uma forma de crítica aos sofista, que vendiam seu conhecimento e se julgavam sabedores de todas as coisas. Dizendo isso, Sócrates assumiu uma posição de ignorância e humildade perante o conhecimento.

Para os sofistas, o conhecimento era algo do qual eles poderiam se apoderar, ao passo que Sócrates via o saber como algo que era inerente a ele, algo que ele não possuía, porém amava. Portanto, Sócrates o perseguia, o procurava, tendo em vista que o conhecimento e algo pelo qual precisamos lutar, ou buscar.


Mas por quê citar Sócrates agora?(já que todos estavam esperando a parte III da série de artigos sobre a Educação).


Passei os últimos dois meses preparando uma oficina sobre teatro. Por mais que eu já tenha feito diversas oficinas, tenha me formado no Curso de Teatro na Casa da Cultura e ainda tenha estudado teatro na faculdade durante quatro anos, ainda me sentia despreparado para orientar uma oficina de oito horas seguidas, voltada para o grupo de teatro da Universidade Tecnológica, ou seja, público iniciado, pessoas que já têm contato com o mundo do teatro.


Então pesquisei, estudei, li, até cheguei a traduzir exercícios do original do fichário de exercícios da americana Viola Spolin, afim de que a oficina fosse de qualidade, que atendesse as expectativas do pessoal da Universidade, ou que até mesmo surpreendesse-os, já que busquei assuntos interessantes e muito pertinentes ao fazer teatral e encontrei até coisa inéditas pra mim, que já estou na vida há algum tempo.


Mandei o programa para análise e hoje recebi a notícia do dono do Studio, dizendo que a oficina havia sido cancelada pelo grupo de teatro da Universidade. Quando indaguei o motivo do cancelamento, o dono do Studio disse que o diretor do grupo, após ler o programa da oficina, havia dito apenas isso: “Isso tudo aqui eu já sei!”



P.S.: Marô vou mandar o conto pra você por e-mail tá.



4 comentários:

Marô disse...

Nossa!
12 anos????
Caramba!!Tem know-how pelo menos!!
Acho que vc deveria bater suas asas fora de CP...rs
Enfim,só sei que nada sei!!rs
Adorei o post...
Hum...Sobre o conto...Adorei!Prendeu a leitora aqui,que lê até bula de remédio!
Bons vôos!Você tem o dom!
Beijos

Flávia disse...

Dennis, assino embaixo ao post da Marô! Aliás, asa vc já tem né? (Aquela linda tatuagem...rsrsrsrs)
Olha, mas é verdade, o pouco que vi de seu trabalho, que aliás, sempre perfeito, já dá uma idéia do que você representa. Pra mim é falta de sensibilidade dizer "isso já sei!" E pelo que sei,e isso eu sei, teatro é puro sentimento! Como lidar com gente assim?Impossível!
Beijos

Anônimo disse...

eu n falo nada acerca da tal pesoinha q tb n me é agradavel.. enfim.. acho q cada ql no seu quadrado e é iso.
Qnto ao post, mto bem escrito ein..
to com uma ideia de txto infantil (n folclorico)
bom, de resto, vou me esforçar pro teatro + possivel.
aloha

Sr do Vale disse...

Não sei, mas acho que em uma oficina, há as surpresas e um programa pode ser apenas uma orientação técnica, ainda mais que havia em seu contexto algo já conhecido e quem sabe aprovado.
Se o cara quer coisa diferente, então a gente podia sugerir, um laboratório onde os personagens são tintas digitais, que dependendo do relacionamento que se tem com outro personagem, cria-se uma nova cor, ou se o relacionamento for de diferenças, pode-se haver repulsa pela cor, criando contrastes e inquietudes.

Abraços Dennis.