sábado, 9 de maio de 2009

UTI para a Educação

Post fim de semana...
Nossa... fiquei quase uma semana sem postar...
Estive fazendo curso... Conto pronto! (Marô depois eu te mostro)
Possivelmente será publicado em setembro (a pretensão!!!)

Estive fazendo curso essa semana sobre gestão democrática, projeto político pedagógico, enfim... essas coisas... Mas o que me fez escrever sobre isso aqui é devido ao fato de eu ter me deparado com pessoas que vivem realidades muito parecidas com a minha, no meu local de trabalho... E me fez repensar a minha função enquanto educador e a função dessa instituição, a beira da falência, no país em que vivemos chamada ESCOLA PÚBLICA...

Já há algum tempo venho percebendo muitas situações com as quais não concordo, e que muitas vezes são situações sem saída, e que fazem com que as pessoas acreditem cada vez menos que exista uma solução...

Se fossemos parar para analisar quais são os pontos mais frágeis dentro desse sistema cada vez mais caótico, encontrariamos uma lista infindável, com itens e sub-itens (com hífen ou sem?) que se estendem desde a desestrutura da família até incompetência de certos professores... (Fafá, tirando nós...)
O que vemos é um cenário triste:
Indisciplina geral;
Famílias omissas;
Professores de emprego (tratarei sobre eles em outro post);
Falta de apoio dos órgãos superiores;
Falta de funcionários;
Leis incoerentes;
Enfim, um sistema decadente, retrógrado, antiquado, repleto de falhas, doente...
Precisamos urgentemente encontrar uma cura....



8 comentários:

Anônimo disse...

Meu irmão, gostaria que vc fizesse parte deste da equipe deste blog, Partículas do Pessoal: www.particulaspessoal.blogspot.com

Não é pra se adequar ao blog, é pra fazer aqui o que vc faria no seu, ou algo assim, saca?

espero que a resposta seja afirmativa, pra eu poder mandar o convite...

Flávia disse...

Denis, você está escrevendo por mim, de novo... aliás, já pensei em escrever sobre educação e ser mal interpretada (quer dizer, levar um voduzão nas costas).
Bom, fora isso, ótima lembrança de nos tirar dessa regra..aliás, temos sangue francês, esqueceu meu filho???
Enfim...adorei tudo, e a cura seria........bom, te falo depois pessoalmente!kkkkkkkkkk
beijos e faça muita Yoga para segunda feira...kkkk

Flávia disse...

obs: esqueci de dizer que amei o título de seu post!kkkkkkkkkk

Kleber disse...

É claro que eu iria comentar este post, alguma dúvida?
Eu tenho um palpite de solução, mas você me conhece, tenho que basear a análise em fatos concretos. Tem como conseguir pra mim o orçamento total da educação estadual e a quantidade de alunos atendidos? Usa o nosso telefone e liga pra alguém lá em Curitiba, o benefício desta análise vai fazer valer a pena a ligação. Faz tempo que eu estou curioso para saber estes dados. A conta é simples: (R$ gastos com educação) / (alunos atendidos) = (custo por aluno por ano). Com este valor é que começamos a pensar na solução.

Kleber disse...

Apropósito, consegui alguns dados da rede municipal, mas não sei se estão corretos. De acordo com o que descobri, seriam mais de 7 milhões por ano na rede municipal para atender aprox 3300 crianças, o que resulta em 187 reais por mês por aluno. Mas ainda não sei se está tudo incluído aí. Alguma idéia?

Anônimo disse...

Meu, acho que o Sr. do Vale já entrou em contato com vc! Ele é meio o mestre dos magos, e sempre valoriza as paradas que vê.
Espero muito que vc aceite o seu convite.
Todos ficarão muito contentes!

D.N. Williams disse...

KKKKKK... mestre dos magos é bom...

Anônimo disse...

Muito massa a sua adesão no PP. Deixei um comentário sobre isso lá no Alcalóide Literário, veja lá!

Um abraço!